Prefeitura de SP prevê investimento de R$ 13 bi para implementar agenda de desenvolvimento da ONU
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de fevereiro de 2022
FÁBIO ZANINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gestão Ricardo Nunes (MDB) realizará um evento em 12 de março para lançar seu plano para implementação da Agenda Municipal 2030, documento que estabelece o compromisso de São Paulo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento será realizado no parque Augusta, no centro da cidade, e será comandado por Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais. Ela anunciará o investimento de mais de R$ 13 bilhões na realização de 270 ações orçamentárias ao longo de quatro anos.
Lançada no primeiro semestre de 2021, a Agenda Municipal 2030 traduz em medidas e ações planos tais como a tentativa de, até 2030, atenuar pobreza e desigualdade, melhorar saúde e educação, tornar a cidade mais sustentável em termos ambientais, inovar em infraestrutura ou melhorar as condições de trabalho e de segurança.
É a primeira vez que a cidade terá um plano formal e especificamente elaborado a fim de traduzir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas para dezenas de indicadores do cumprimento desse programa.
A Agenda 2030 é um plano de ação global, para países e seus governos regionais, oficialmente adotada na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2015.
Entre as ações de destaque na Agenda Municipal estão a implantação de 40 novos Ecopontos, a substituição de 270 mil lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED, a implementação de programa de busca ativa para combater a exclusão escolar e a oferta de cursos de formação a servidores dentro da temática étnico-racial.
Também estão previstos a criação de um cartão alimentação destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, o investimento no programa de reintegração social Transcidadania e a inserção de 2.000 novos beneficiários no Programa Bolsa Trabalho (SMDET).