<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), recebeu alta para sair da UTI após passar por procedimentos para estancar um sangramento no estômago, informou a equipe médica dele nesta terça-feira (4).

</p><p>Nesta terça, Covas foi liberado para ser transferido a uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, o que aconteceria assim que um quarto fosse liberado. "Também é um local de uma maior vigilância e ele precisa, por conta do sangramento que teve", disse o infectologista David Uip, um dos médicos de Covas.

</p><p>&#8203;O prefeito havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital e intubado.

</p><p>Covas foi extubado na noite desta segunda-feira (3), após o sangramento na cárdia, uma região do estômago, ter sido estancado com procedimento endoscópico de hemostasia. Segundo os médicos de Covas, o procedimento foi bem-sucedido. O prefeito também recebeu uma transfusão de sangue.

</p><p>Segundo os médicos, Covas foi intubado como estratégia para evitar que os coágulos fossem aspirados e e contaminassem a via aérea.

</p><p>A equipe médica definiu o sangramento do prefeito como um evento pontual, que obrigou a equipe a fazer "uma mudança de rota".

</p><p>"Onde tinha a lesão tumoral, ao longo do tratamento essa lesão regrediu e fez uma úlcera e cicatriz, e foi esse ponto que sangrou", disse o médico Tulio Pfiffer, explicando o motivo do sangramento.

</p><p>Segundo ele, ainda é cedo para avaliar como o episódio afeta a doença. "É muito cedo para concluir se isso tem uma relação positiva ou negativa em relação à evolução da doença", disse.

</p><p>Nesta tarde, o sangramento havia cessado há 28 horas, segundo a equipe do prefeito. Covas foi encaminhado para a realização de uma tomografia.

</p><p>Ainda não se sabe quando Covas retomará os tratamentos de quimioterapia e imunoterapia, que foram interrompidos. Isso depende da recuperação do sangramento.

</p><p>Por enquanto, Covas não tem previsão de alta e recebe alimentação intravenosa para recuperar o seu peso. "Além de ganhar peso, ele precisa de uma alimentação rica em várias coisas, por exemplo proteína. Isso ajuda a recuperar o peso e colabora muito na recuperação dele", disse Uip.

</p><p>A equipe do prefeito disse que ele está descontraído, bem-humorado e fazendo piadas.

</p><p>O prefeito já brincou que sua grande preocupação é o jogo do Santos contra o The Strongest pela Libertadores.

</p><p>Um dos membros da equipe, o médico David Uip afirmou não estar discutindo cuidados paliativos. Ao comentar texto de análise publicado pelo jornal Folha de S.Paulo que citou a possibilidade de cuidados paliativos no caso de Covas, Uip ainda disse ainda considerar deselegante e antiético que outros médicos opinem à distância sobre o assunto.

</p><p>"Tratar desse tema, neste momento, que são os recursos paliativos, não é oportuno, não é adequado e demonstra pouca afetividade. Nunca esqueçam que por trás de uma doença tem um doente", disse Uip.

</p><p>Covas está em tratamento de um câncer que originou-se na cárdia e depois afetou também o fígado. Ele iniciou o tratamento em 2019 e vinha evitando, desde então, afastar-se de suas funções na prefeitura, limitando suas licenças médicas.

</p><p>No domingo, o prefeito decidiu se licenciar por 30 dias do comando da Prefeitura de São Paulo. Neste período, o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), chefiará o Executivo.</p>