RIO DE JANEIRO, RJ, SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Embora tenha crescido 4,6% em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil perdeu uma posição no ranking das maiores economias do mundo, caindo do 12º para o 13º lugar.

A conclusão é de um levantamento produzido pela agência de classificação de risco Austin Rating, que leva em conta o PIB dos países medido em valores correntes, em dólares. No ano passado, o indicador brasileiro foi estimado em US$ 1,608 trilhão.

Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a desvalorização do real frente ao dólar pesou para o Brasil ter perdido uma posição no ranking, mesmo com o crescimento da economia em 2021. Assim, o PIB local foi ultrapassado pela Austrália (US$ 1,613 trilhão), que estava no 14º lugar.

Em 2020, ano inicial da pandemia, a economia brasileira já havia caído no ranking, deixando as 10 primeiras posições. À época, o PIB nacional recuou da 9ª para a 12ª posição.

Na visão de Agostini, o cenário para o Brasil não é muito alentador.

"Temos problemas domésticos. Olhamos para frente e não vislumbramos um futuro tão melhor. Temos renda baixa, desemprego ainda alto e uma diferença grande de renda. A gente não consegue colocar o planejamento em prática, esbarrando na parte política", avalia.

RANKING DAS MAIORES ECONOMIAS

Posição 2020 2021

1º - Estados Unidos - Estados Unidos

2º - China - China

3º - Japão - Japão

4º - Alemanha - Alemanha

5º - Índia - Reino Unido

6º - França - Índia

7º - Reino Unido - França

8º - Itália - Itália

9º - Canadá - Canadá

10º - Coreia - Coreia

11º - Rússia - Rússia

12º - Brasil - Austrália

13º - Espanha - Brasil

14º - Austrália - Espanha

15º - México - México

Fonte: Austin Rating