|
  • Bitcoin 150.133
  • Dólar 4,9314
  • Euro 5,2165
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 22/02/2022, 14:41

PF apura suspeita de esquema de tráfico internacional de órgãos em Manaus

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta terça-feira (22) uma operação para investigar as suspeitas de um esquema de tráfico internacional de órgãos humanos no Amazonas.

Segundo a corporação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Amazonas. Os alvos dos mandados são a casa de um dos investigados e um laboratório de anatomia de uma universidade do estado.

De acordo com as investigações, o suspeito dos crimes enviou órgãos humanos plastinados para Cingapura. A plastinação é um procedimento técnico utilizado em estudos de anatomia humana para preservação de matéria biológica.

A apuração da PF aponta que há indícios de que foi uma encomenda ao país asiático contendo uma mão e três placentas de origem humanas. O pacote saiu de Manaus e tinha como destino o endereço de um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de origem humana.

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.

O nome da força-tarefa, batizada de Operação Platinas, é uma alusão ao procedimento utilizado pelo investigado para conservar os órgãos traficados.