|
  • Bitcoin 140.026
  • Dólar 4,7700
  • Euro 5,1182
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 23/03/2022, 12:50

Otan prepara grupos de batalha na Europa para proteger membros de ataques da Rússia

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (23) que está preparando novos grupos de batalha na Europa Oriental para impedir a Rússia de atacar qualquer um dos membros da aliança militar.

Segundo o norueguês, os grupos serão formados por cerca de 1.500 soldados cada um e serão distribuídos na Hungria, na Eslováquia, na Romênia e na Bulgária.

O anúncio ocorre na véspera de uma cúpula entre as lideranças da Otan, à qual estará presente o presidente dos EUA, Joe Biden. Stoltenberg adiantou que os líderes devem anunciar o envio de mais assistência à Ucrânia, incluindo equipamento para "se proteger contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares".

Na prática, um ataque russo a qualquer país da Otan demandaria uma resposta militar da aliança, o que agravaria as dimensões da crise e poderia ser o gatilho para uma Terceira Guerra Mundial.

Stoltenberg disse que a guerra na Ucrânia representa um "novo normal" para o bloco, que, por sua vez, teria que "responder a essa nova realidade".