SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ONU (Organização das Nações Unidas) atualizou para 227 o número de mortes de civis confirmadas na guerra na Ucrânia. De acordo com o relatório divulgado pela organização nesta quarta-feira (2), até 0h do dia 1º outras 525 pessoas ficaram feridas.

O comunicado de terça (1º) apontava 142 mortes confirmadas, sendo 13 de crianças, 85 a menos do que as atualmente registradas -o que pode ser justificado pelo aumento da intensidade dos ataques russos, desde o início da semana. "A maioria dessas baixas foi causada pelo uso de armas explosivas em uma ampla área de impacto, incluindo artilharia pesada e sistemas de foguetes e ataques aéreos", afirmou o comunicado.

A ONU disse acreditar que o número real é "consideravelmente maior", especialmente em territórios controlados pelo governo, devido a atrasos nos relatórios em algumas áreas onde ocorreram intensas batalhas.

O governo ucraniano fala em ao menos 2.000 civis já mortos.

No lado russo, o Ministério da Defesa contabiliza 498 mortes de militares. Faltam, porém, dados independentes que possam comprovar a narrativa do Kremlin.