Novo VLT é apresentado em feira em SP após testes nos trilhos do Trem do Vinho
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quinta-feira, 17 de março de 2022
MARCELO TOLEDO
FOLHAPRESS - Depois de ter passado por testes na linha férrea entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está sendo apresentado nesta semana numa feira do setor metroferroviário em São Paulo.
O VLT, primeira incursão da Marcopolo no setor, começou a ser testado em setembro na Serra Gaúcha, em horários em que a maria-fumaça do Trem do Vinho não operava.
Lançado em dezembro de 2020, o veículo teve a Giordani Turismo, operadora do Trem do Vinho, como primeiro cliente. O objetivo é iniciar um novo roteiro turístico na região Sul com o VLT.
Batizado de Prosper, o VLT teve uma réplica exposta no São Paulo Expo durante a 22ª edição da NT Expo (Negócios nos Trilhos), que termina nesta quinta-feira (17).
É a primeira vez que a empresa coloca em circulação um veículo sobre trilhos criado por ela, que teve desenvolvimento baseado em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes. Pode ter quatro versões: diesel, diesel e elétrico, híbrido (baterias ou capacitores) e elétrico.
"Com a exposição do Prosper VLT em tamanho real, estreitamos os laços com parceiros e possíveis clientes que entendem a importância da inserção de novos modais para a promoção de alta capacidade, velocidade, segurança nos trajetos, eficiência e conforto", disse Petras Amaral dos Santos, diretor de negócios da Marcopolo Rail, braço do grupo gaúcho Marcopolo dedicado ao transporte ferroviário.
A composição com quatro carros, que em sua versão intercidades tem capacidade de transportar 280 passageiros, tem 2,7 m de largura, três portas laterais em cada carro, quatro saídas de emergência e um posto para cadeirante em cada veículo.
Na versão urbana, a capacidade é de até 760 passageiros.
Segundo a Giordani, que opera 23 quilômetros de trilhos entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a proposta não é que o VLT substitua o tradicional roteiro com a locomotiva a vapor, mas que seja utilizado no novo roteiro turístico.
Os testes entre setembro e outubro nas cidades gaúchas integraram a fase chamada de comissionamento, em que foi feita uma avaliação geral do funcionamento dos sistemas, principalmente freios, tração, parte elétrica e itens de segurança.
A Marcopolo, com sede em Caxias do Sul (RS) e atuação internacional, desde 2017 atua no transporte sobre trilhos com desenvolvimento de tecnologia para aeromóvel, tipo de meio de transporte para vias elevadas.
Em 2019, lançou a Marcopolo Next, divisão de novos negócios, e a Marcopolo Rail, voltada para a mobilidade no segmento metroferroviário.
O projeto do VLT foi desenvolvido antes da pandemia, segundo a empresa, e o objetivo é disputar mercados no país, onde só 13 dos 63 principais centros urbanos têm trens ou metrôs, e na América Latina.

