SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou na manhã desta sexta-feira (23), que o governo estadual não há necessidade de dose de reforço para qualquer faixa etária neste momento.

De acordo com ele, todas as vacinas disponíveis se mostraram eficazes com as doses estabelecidas --duas doses ou dose única, no caso da Janssen.

A fala ocorreu após um estudo feito com cerca de 61 mil moradores de SP indicar que a eficácia da Coronavac diminui significativamente em idosos acima de 80 anos. A proteção cai para 28% contra casos assintomáticos, 43,4% contra hospitalizações e 49,9% contra mortes.

Gorinchteyn explicou que todas as vacinas oferecem um grau de proteção menor nesta faixa etária, mas que este estudo e o realizado na cidade de Serrana, onde toda a população foi vacinada com Coronavac, mostra redução significativa no número de mortes e casos graves.

"Nós não temos nenhuma justificativa [para uma dose de reforço], assim como não fazemos uma segunda dose para a gripe, uma vez que nós entendemos o que nós temos hoje de resposta para esse público protege essa população. Não existe a necessidade de se fazer uma dose adicional para qualquer faixa etária, inclusive a faixa etária de idosos", disse.

Reportagem da Folha ouviu o infectologista da Fiocruz Julio Croda, que explicou que a eficácia ainda é melhor que a da gripe.

"Os dados são melhores que os da vacina da gripe, que previne 40% de mortes para acima de 80 anos", disse.

O anúncio foi feito durante a entrega de mais 1 milhão de doses de Coronavac ao PNI (Plano Nacional de Imunização). Com isso, o Instituto Butantan chega a 58,6 milhões de doses, se aproximando cada vez mais do total de 100 milhões de vacinas encomendadas pelo governo federal.

As entregas estão se tornando mais constantes, devido à antecipação de um mês do prazo final feita pelo governo estadual, de 30 de setembro para 31 de agosto.

Na última segunda-feira (19), Gorinchteyn anunciou o novo ciclo de vacinação no estado de São Paulo. A revacinação terá início no dia 17 de janeiro de 2022, um ano após a primeira pessoa receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 no Brasil.

Em 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans recebeu a primeira dose da Coronavac em São Paulo, tornando-se a primeira pessoa a ser imunizada no Brasil.

Gorinchteyn explicou que não se trata de uma terceira dose ou dose de reforço, mas sim do início de um novo ciclo.

"Isto não é um reforço. Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização", disse.

A expectativa do governo estadual é que o Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) também tenham o entendimento de que será necessário iniciar um novo ciclo em janeiro. São Paulo iniciará independentemente de um consenso.

"O estado de São Paulo vai iniciar seguramente uma nova campanha a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano. Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, [que eles] também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país", disse.

Segundo o cronograma do governo estadual, neste momento estão sendo vacinadas pessoas entre 30 e 34 anos. A partir de 5 de agosto, será a vez daqueles entre 25 e 29 anos e, em 13 de agosto, adultos de 18 a 24 anos.

A capital, porém, decidiu escalonar. Nesta sexta-feira, a cidade de São Paulo está aplicando as doses em quem tem 30 anos ou mais. No sábado (24) e na segunda-feira (26), será a repescagem para quem tem de 30 a 34 anos ou mais e a segunda dose para todos os grupos.

Também na segunda-feira (26), gestantes que tomaram AstraZeneca como primeira dose receberão atendimento domiciliar para receberem a segunda dose de Pfizer.

Na terça-feira (27) e quarta-feira (28), será a vez daqueles com mais de 29 anos. Na quinta (29) e sexta-feira (30), quem tem 28 anos ou mais poderá receber a aplicação.