SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um arqueólogo amador encontrou, com a ajuda de um detetor de metais, o que estudiosos acreditam ser uma das primeiras moedas de ouro cunhadas na Inglaterra. Ela foi descoberta por acaso em terras agrícolas em Devon, no sudoeste do país, e foi identificada como sendo da época do Rei Henrique III. O artefato pode valer entre 200 mil e 400 mil libras esterlinas (de R$ 1,5 milhão e R$ 3 milhões, na cotação atual).

Cunhada por volta de 1257, a moeda retrata o rei inglês sentado em um trono ornamentado, segurando um cetro. Essa é uma das apenas oito moedas encontradas desse período, muitas das quais estão em museus.

O arqueólogo amador, que deseja permanecer anônimo, não tinha noção do valor da moeda até postar uma foto dela no Facebook. Foi então que Gregory Edmund, funcionário do leiloeiro Spink & Son, a viu. "Este foi um de seus primeiros dias de prospecção em muitos, muitos anos, então ele obviamente não conseguia acreditar no que descobriu", disse Edmund à CNN, referindo-se ao homem que encontrou a moeda.

De acordo com uma lei do Tesouro do Reino Unido de 1996, o homem poderá mantê-la ou vendê-la, pois não é considerada "parte de uma descoberta mais ampla". A moeda rara pode gerar um lucro inesperado de até 400 mil libras, estima a empresa de leilões britânica Spink & Son, com sede em Londres, onde será comercializada a moeda no próximo domingo (23).

"Como ela sobreviveu a três quartos de milênio relativamente ilesa é algo realmente milagroso", disse o homem em um comunicado. "Como todo colecionador que continua sonhando, meu desejo naquele dia se tornou realidade, e por acaso eu sou o sortudo".

O artefato é dos tempos do rei Henrique III que governou a Inglaterra de 1216 até sua morte em 1272 --um dos reinados mais longos da história do país. Em 1257, ele usou o tesouro que havia acumulado pessoalmente para cunhar suas moedas de ouro, de acordo com David Carpenter, professor de história medieval no King's College London, que escreveu o prefácio do catálogo de leilões da Spink & Son.

A cunhagem de Henrique foi a primeira a ser lançada em ouro desde a conquista normanda. Até esse período, a economia britânica contava apenas com moedas de prata. Edmund estima que a nova moeda de ouro pode ter sido cunhada a partir de moedas bizantinas e dinares de ouro islâmicos, revelando rotas comerciais entre a Europa e o Oriente Médio na época.