SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A partir da próxima segunda-feira (14), o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em ambientes abertos de todo estado de Goiás. A medida, anunciada nesta quarta-feira (9) pelo secretário de estado da saúde, Ismael Alexandrino, será aplicada nos municípios que tiverem vacinado mais de 75% da população. Ismael ainda afirmou durante a exibição do Jornal Anhanguera, da TV Globo, que conversaria com o COE (Centro de Operações de Emergências) sobre a liberação.

Segundo o secretário, a mudança está sendo indicada em razão ao aumento da taxa de imunização no Estado. Para Ismael e outros representantes de órgãos de saúde, a vacinação influencia diretamente no número de pacientes graves e na quantidade de óbitos.

De acordo com os dados divulgados pela SES-GO (Secretaria Estadual de Saúde), mais de 4,8 milhões de segundas doses foram aplicadas em Goiás e a vacina de reforço já foi aplicada em 1,5 milhão de goianos. Além disso, mais de 30% das crianças entre 5 e 11 anos receberam uma dose da vacina.