<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após sair da intubação e receber alta da UTI, o prefeito Bruno Covas (PSDB) postou nesta terça-feira (4) mensagem em suas redes sociais citando "mais uma batalha vencida".

</p><p>Nesta terça, Covas foi liberado para ser transferido a uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês. Ele havia sido intubado para estancar um sangramento no estômago.

</p><p>"Mais uma batalha vencida. Tenho fé que vou vencer cada obstáculo", escreveu, em foto ao lado do filho Tomás, no Hospital Sírio Libanês.

</p><p>Covas está em tratamento de um câncer que originou-se na cárdia e depois afetou também o fígado. Ele iniciou o tratamento em 2019 e vinha evitando, desde então, afastar-se de suas funções na prefeitura, limitando suas licenças médicas. No domingo, o prefeito decidiu se licenciar por 30 dias do comando da Prefeitura de São Paulo. Neste período, o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), chefiará o Executivo.

</p><p>Covas também agradeceu as mensagens de carinho e a Nunes. "Agradeço sinceramente por serem tão generosos comigo. Agradeço também ao Ricardo Nunes e toda nossa equipe da Prefeitura que vêm cumprindo nossa diretriz de não deixar parar nada e avançar com o trabalho e cumprir nossos compromissos com a população de São Paulo", afirmou.

</p><p>O prefeito ainda brincou sobre a torcida para o Santos, contra o The Strongest, na Copa Libertadores.

</p><p>Covas recebeu alta para sair da UTI após passar por procedimentos para estancar um sangramento no estômago, informou a equipe médica dele nesta terça-feira (4).

</p><p>Covas foi extubado na noite desta segunda-feira (3), após o sangramento na cárdia, uma região do estômago, ter sido estancado com procedimento endoscópico de hemostasia. Segundo os médicos de Covas, o procedimento foi bem-sucedido. O prefeito também recebeu uma transfusão de sangue.

</p><p>Segundo os médicos, Covas foi intubado como estratégia para evitar que os coágulos fossem aspirados e e contaminassem a via aérea.

</p><p>A equipe médica definiu o sangramento do prefeito como um evento pontual, que obrigou a equipe a fazer "uma mudança de rota".

</p><p>"Onde tinha a lesão tumoral, ao longo do tratamento essa lesão regrediu e fez uma úlcera e cicatriz, e foi esse ponto que sangrou", disse o médico Tulio Pfiffer, explicando o motivo do sangramento.

</p><p>Segundo ele, ainda é cedo para avaliar como o episódio afeta a doença. "É muito cedo para concluir se isso tem uma relação positiva ou negativa em relação à evolução da doença", disse.

</p><p>Nesta tarde, o sangramento havia cessado há 28 horas, segundo a equipe do prefeito. Covas foi encaminhado para a realização de uma tomografia.

</p><p>Ainda não se sabe quando Covas retomará os tratamentos de quimioterapia e imunoterapia, que foram interrompidos. Isso depende da recuperação do sangramento.

</p><p></p>