SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um princípio de incêndio em cabos externos da linha 9-esmeralda causou a interrupção na circulação dos trens na manhã desta quarta-feira (2).

Segundo a ViaMobilidade, empresa que administra as linhas 8 e 9 a pouco mais de um mês, a pane aconteceu nos cabos que cruzam as vias entre as estações Santo Amaro e João Dias. Por esse motivo, a circulação entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta foi interrompida.

Algumas estações foram fechadas e, de acordo com a ViaMobilidade, o sistema Paese —com ônibus gratuitos— foi acionado para atender os passageiros entre essas estações.

Cerca de duas horas depois, por volta das 8h, a circulação dos trens foi normalizada, de acordo com a ViaMobilidade, mas os passageiros ainda enfrentavam o reflexo da paralisação. ​

Em protesto, os passageiros que não conseguiram embarcar interditaram a pista local da marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, na altura da estação Granja Julieta, impedindo a circulação dos veículos por cerca de 30 minutos.

Nas redes sociais, usuários mostram a situação das estações lotadas e os passageiros tentando pegar os ônibus do sistema Paese.

No dia 14 de fevereiro, a circulação de trens na linha 9-esmeralda foi totalmente interrompida entre as estações Grajaú e Jurubatuba, na zona sul de São Paulo, após uma falha elétrica.

O problema que começou no dia anterior só foi resolvido às 18h provocando o fechamento das estações em horário de pico em São Paulo.

A concessão das linhas 8 e 9 à ​ViaMobilidade foi oficializada no último dia 27 de janeiro em contrato de 30 anos de concessão no valor de R$ 323,9 milhões. Essa é a primeira vez que linhas do sistema metropolitano de trens são administradas pela iniciativa privada.

A ViaMobilidade é um consórcio formado pela CCR (antiga Companhia de Concessões Rodoviárias) e pela RuasInvest (empresa responsável pelos abrigos de pontos de ônibus da capital paulista).

PROBLEMAS NA LINHA 8-DIAMANTE

Um problema na rede aérea na linha 8-Diamante também afetou a circulação dos trens entre as estações Jandira e Barueri na manhã desta quarta.

Segundo a ViaMobilidade, entre 4h e 7h09 os trens circularam por via única, ocasionando velocidade reduzida e maior intervalo no trecho.