SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A senadora Leila Barros, conhecida como Leila do Vôlei, se filiou na tarde desta quarta-feira (30) ao PDT. Ela será a candidata do partido ao governo do Distrito Federal.

Leila foi eleita senadora em 2018 pelo PSB, em agosto do ano passado mudou para o Cidadania e no dia 7 de março deste ano anunciou que deixaria o partido, já de olho na eleição distrital.

Na ocasião, Leila afirmou que tinha optado por deixar o partido porque a federação com o PSDB poderia impactar as eleições do DF: "Após longa reflexão acerca da decisão e dos impactos de o Cidadania formar uma federação, optei por me desfiliar do partido, uma vez que essa união repercute diretamente nas conversações relacionadas às próximas eleições para o GDF (Governo do Distrito Federal)."

Hoje, a senadora participou de um evento de filiação que contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Ele e o presidente regional, Georges Michael, convidaram Leila para entrar na sigla.

Em seguida, ela compartilhou em suas redes sociais uma imagem de quando jogava vôlei profissionalmente com a camiseta de número 12 e com uma montagem da flor símbolo do partido em sua mão.

O pré-candidato da legenda à Presidência da República, Ciro Gomes, publicou sobre a chegada de Leila ao PDT: " Calorosas boas-vindas à querida e valorosa @LeilaDoVolei, que hoje se filia ao nosso @PDT_Nacional para ser a futura governadora de Brasília".

"Sua trajetória de vida brilhante reforça ainda mais nossa luta pelo Brasil e pela afirmação da mulher", completou Ciro.

Leila Barros pretende enfrentar o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nas urnas. Na disputa também está o senador Izalci Lucas, que será o nome do PSDB e, portanto, apoiado pelo Cidadania.

A pesquisa Real Big Data para o governo do Distrito Federal divulgada no último dia 21 apontava Ibaneis na liderança nos diversos cenários de primeiro turno, tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.

Leila, que ainda estava sem partido, apareceu apenas no primeiro cenário de pesquisa estimulada, com 5% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea, ela não pontuou.