SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do PSD, Gilberto Kassab, decidiu lançar o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, ao Governo de São Paulo. Ramuth terá que renunciar ao mandato na prefeitura até sábado (2).

O anúncio, nesta segunda-feira (28), vem no mesmo dia em que Kassab perdeu sua opção de candidato ao Planalto. O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) decidiu que ficará no PSDB.

Depois de tentar lançar Leite e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sem sucesso, Kassab agora mira o ex-governador Paulo Hartung (ES).

Ramuth deixou o PSDB e se filiou ao PSD em janeiro para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

A primeira opção de Kassab para o posto era o ex-governador Geraldo Alckmin, que desistiu de concorrer a mais um mandato em São Paulo para ingressar no PSB e concorrer como vice de Lula (PT).

Kassab tem buscado candidaturas próprias à Presidência e nos estados para cumprir seu objetivo de fazer crescer a bancada do partido no Congresso.

Seus movimentos, no entanto, são vistos com desconfiança no mundo político. Primeiro porque, na prática, seu partido está dividido entre aliados de Jair Bolsonaro (PL) e Lula.

Em segundo lugar, Kassab sinalizou ao petista que poderia apoiá-lo no segundo turno.

O dirigente, no entanto, tem dito que quer levar o candidato do PSD ao segundo turno.