Justiça permite que São José dos Campos deixe fase vermelha
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de março de 2021
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São José dos Campos (SP) conseguiu na Justiça se manter na fase laranja do Plano São Paulo contra o coronavírus, em vez da fase vermelha determinada pelo governo do estado, que seria mais restritiva.
O desembargador Jeferson Moreira de Carvalho acolheu a argumentação do município de que a ocupação dos leitos para a Covid-19 na cidade ainda não supera 75%, critério estabelecido no plano para a adoção de medidas mais restritivas.
Ele argumentou ainda que a Constituição concede aos municípios a competência para legislar sobre assuntos de interesse local.
Na fase laranja, o comércio está liberado com protocolos e horários reduzidos. Na vermelha, há aval apenas para atividades consideradas essenciais, como supermercados, farmácias e escolas.
A inclusão de todo o estado na fase vermelha foi determinada pela gestão João Doria (PSDB) na quarta-feira (3) para tentar conter o avanço do coronavírus no estado.
Em vídeo, o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), disse que "a justiça foi feita" e que os números permitiriam que a cidade ficasse na fase amarela, mas que, por precaução, iria mantê-la na laranja. "Nós fizemos a lição de casa. Você, cidadão de São José, fez a lição de casa."
Em novo decreto, ele aumentou as multas para atividades noturnas e estabelecimentos que promovam aglomeração.
Em primeira instância, o pleito da prefeitura para tirar o município da fase vermelha havia sido negado.