SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Atores e celebridades continuam repercutindo e dando as suas opiniões a respeito do tapa que Will Smith deu no rosto do comediante Chris Rock após uma piada com sua mulher no Oscar. Porém, uma das mais fortes foi a do ator Jim Carrey, que sugeriu que Smith deveria ter sido preso após a agressão em entrevista ao CBS Mornings.

No momento em que a apresentadora Gayle King pontuava que Rock não quis abrir um processo sobre o caso e perguntou se a atitude poderia levar o artista à cadeia, Carrey opinou: "ele deveria [ir preso]".

Ao ser questionado a respeito do que tinha achado de todo o episódio, Carrey não poupou as palavras. "Me senti enojado pela plateia o aplaudindo de pé. Hollywood é uma covardia em massa e tive a sensação que foi uma indicação clara de que não somos mais um clube legal", disse. Smith acabou sendo eleito e seguida melhor ator e levou uma estatueta para casa.

"Ele [Chris] não quis ter o trabalho [de entrar com processo]. Eu teria avisado pela manhã que iria processar o Will em US$ 200 milhões porque aquele vídeo existirá para sempre e será onipresente. Esse insulto irá durar por muito tempo. Se você quiser pode gritar algo da plateia ou mostrar que não gostou no Twitter, mas você não tem o direito de subir no palco e bater no rosto de alguém", emendou.

Na opinião de Carrey, "Will tem algo acontecendo dentro dele que é muito frustrante". "Muitas pessoas trabalharam muito para estar ali. E ter o momento de brilhar delas, de receber um prêmio pelo trabalho que fizeram. Foi um momento muito egoísta que encobriu todo o resto", encerrou.

Depois que a poeira baixou e diminuíram as dúvidas de que aquilo era real, as redes sociais fervilharam com opiniões distintas. E, se o assunto ficou só à boca miúda após a festa, como relata o jornal britânico The Guardian, ao longo desta segunda diversas celebridades foram às redes, ora para defender a liberdade de Chris Rock como humorista, ora para apoiar a atitude de Smith em proteger sua mulher. O próprio ator, que pediu desculpas à Academia na hora, só publicou uma nota direcionada a Rock na noite desta segunda-feira (28), classificando a atitude como "imperdoável".

As reações vieram dos mais diversos cantos. A começar pelo filho do ator, Jaden Smith, que foi sintético no Twitter ao escrever que "é assim que nós fazemos", declarou, em apoio ao pai.

Na ocasião, depois do tapa, celebridades como Daniel Kaluuya, Nicole Kidman, Keith Urban e Denzel Washington foram conversar e dar suporte a Smith. Já Tiffany Haddish, que também estava na cerimônia, fez uma declaração defendendo o ator à revista americana People.

"Quando eu vi um homem negro defender sua mulher, isso significou muito para mim. Como uma mulher, que esteve desprotegida, escutar alguém dizer 'deixe o nome da minha mulher fora da sua boca, deixe minha mulher em paz,' isso é o que seu marido deve fazer, certo? Proteger você", declarou.

Já a cantora Nicki Minaj, que diz ser amiga de Chris Rock, também foi às redes exaltar a atitude de Smith, que não se aguentou ao ver que sua mulher segurava lágrimas depois de ser alvo de uma "pequena piada". "Isto é o que todo e qualquer homem de verdade sente naquele instante. Enquanto vocês estão vendo a piada, ele está vendo a dor dela", escreveu.

Por outro lado, outras celebridades e humoristas tiveram uma opinião um tanto diferente em relação à agressão televisionada em rede internacional. A atriz e comediante Kathy Griffin se disse preocupada com as repercussões que a atitude de Smith pode ter no futuro, com outras pessoas se achando no direito de fazer o mesmo.

"É uma prática muito ruim subir no palco e agredir fisicamente um comediante. Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith em clubes de comédia e teatros", escreveu.

Na mesma linha, a atriz Mia Farrow disse ter ficado chocada com a atitude de uma grande estrela de Hollywood que subiu no palco para atacar um humorista após uma piada infeliz sobre sua bela mulher. Qualquer um que esteja de acordo com isso provavelmente nunca foi atingido por um homem poderoso. Como aconselhamos nossos filhos, 'use suas palavras'", tuitou.

"Piadas são o que Chris Rock faz. Isso era uma piada leve para ele. E eu amo 'G.I. Jane'", disse, se referindo ao filme em que a personagem de Demi Moore raspa o cabelo e que inspirou a piada em questão.