SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (21) o menor número de pacientes hospitalizados por Covid-19 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria desde o início da pandemia: são 4.968 pacientes, sendo 2.420 em UTIs e 2.548 em leitos clínicos.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 31,7% e 37,9% na Grande São Paulo, número 8% menor do que há 14 dias e 5% inferior ao da última terça-feira (14). Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

O número é também o menor valor de média móvel de internações, de 5.271. Antes disso, o menor índice tinha sido registrado em 9 de novembro de 2020, com 6.808.

A média é um instrumento estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados. O dado é calculado pela soma das internações dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

No momento mais crítico da segunda onda da Covid-19, no final de março, o estado contabilizava mais de 31 mil hospitalizados, sendo 13 mil apenas em leitos de UTI, ou seja, um número quase seis vezes maior.

Apesar do baixo índice de internados no estado, na última terça-feira (14) a cidade de São Paulo notou um aumento nas internações em UTI, como notificado pelo Agora. O aumento, de cerca de 33%, foi verificado nos 14 dias anteriores, passando a taxa de ocupação de 37%, como reportado pelo estado para a região metropolitana da capital, para 49%.

Em julho deste ano, apesar da queda de internações e óbitos de mais de 70%, o número de hospitalizados ainda preocupava por estar acima de 15 mil pacientes, e muitos especialistas alertaram sobre o possível avanço da variante delta no estado.

A secretaria de saúde estadual atribui ao avanço da vacinação a queda no número de internações. De acordo com o site VacinaJá, do estado, 81,2% da população (acima de 12 anos) recebeu ao menos uma dose da vacina e cerca de 52% as duas doses do imunizante.