SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O serviço de inteligência dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta (30), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vem sendo mal assessorado por seus subordinados acerca do andamento da guerra na Ucrânia nas últimas semanas.

"Temos a informação de que Putin se sentiu mal informado pelo Exército, o que causou tensão constante entre ele e os líderes militares", afirmou Kate Bedingfield, diretora de comunicação da Casa Branca.

Segundo Bedingfield, os subordinados do presidente têm medo de dizer a verdade a ele, que por isso não estaria totalmente consciente acerca do desempenho de suas Forças Armadas e "de quanto a economia russa vem sofrendo pelas sanções".

"Podemos concluir que Putin não vem sendo totalmente informado pelo seu Ministério da Defesa", disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

A divulgação de informações dos seus serviços de inteligência, que normalmente são confidenciais, vem sendo uma estratégia de Washington contra Moscou desde antes da guerra começar.