|
  • Bitcoin 142.460
  • Dólar 4,8212
  • Euro 5,1378
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 17/03/2022, 12:31

Guiness Book descobre que candidata a maior batata do mundo é outro tubérculo

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em agosto do ano passado, um casal da Nova Zelândia havia encontrado em sua fazenda o que todos acreditariam ser a "maior batata do mundo". No entanto, neste ano, após testes científicos do Guiness World Records, o tubérculo deverá ser desclassificado por não ser uma batata.

Segundo o site The Mirror, o tubérculo pesa cerca de 7,8 quilos, o que equivale a cerca de dois sacos de batatas comuns, e virou uma celebridade local. Colin, 62, e Donna Craig-Brown, 60, haviam o apelidado carinhosamente de "Doug, a batata".

Para o teste científico, uma amostra do vegetal foi encaminhada para o Reino Unido, e a confirmação de que Doug não era uma batata --e sim, um tipo de cabaça-- chegou por email ao casal, no último domingo (13). "Infelizmente o exemplar não é uma batata e é, na verdade, o tubérculo de uma espécie de cabaça", dizia o email.

Em entrevista ao site The New York Times, Colin contou que Doug apareceu exatamente no local onde ele cultivava pepinos hibridizados. "Durante um processo de hibridização, quem pode dizer que eles não cruzaram com uma cabaça para dar uma tremenda resistência a doenças ou floração prolífica?", disse.

Chris Claridge, horticultor e chefe do grupo industrial Batatas Nova Zelândia, auxiliou no teste de DNA e descreveu o crescimento como uma espécie de tecido cicatricial em uma ferida, semelhante aos caroços às vezes observados em árvores depois que um galho é removido.

"Pode ter tido uma infecção, pode ter uma doença, pode ter se formado e crescido como um acidente da natureza", explicou ele. "Mas nem é a mesma família da batata", concluiu o especialista. Atualmente, o recorde da batata mais pesada do mundo é de Peter Glazebrook, do Reino Unido, pesando 4,98 quilos.