SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As grandes redes de farmácias brasileiras avançam no velho sonho de se transformarem nos chamados hubs de saúde, algo mais parecido com o varejo farmacêutico americano e europeu, com a prestação de outros tipos de serviço, além da tradicional venda de remédios.

A Raia Drogasil investe expansão de salas de vacinação instaladas nas farmácias. No último ano, a rede ampliou de 67 para mais de 200 o número de unidades com o serviço, espalhadas por 23 estados e 75 municípios.

Segundo a empresa, o portfólio inclui vacinas contra febre amarela, hepatites, Influenza e outras. Para este ano, a expectativa é triplicar o número de doses aplicadas, que chegou a 70 mil em 2021.

O Grupo DPSP, que reúne as Drogarias Pacheco e São Paulo, diz que ultrapassou 260 salas de serviços farmacêuticos no ano passado, que oferecem aferição de pressão e glicemia, além de vacinação.

A expectativa é abrir outras cem salas em 2022 para acompanhar o aumento na procura pelos serviços. No último ano, foram 2,5 milhões de atendimentos a mais, segundo a companhia, que também tem redes móveis com foco em empresas e condomínios, além de portal de consultas online.