BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, pelas redes sociais, que a partir da próxima segunda-feira (7) será flexibilizado o uso de máscaras em locais abertos da capital. A decisão foi tomada diante da queda de casos de Covid-19.

"Para participar de shows e eventos esportivos será exigida a comprovação de vacinação de pelo menos duas doses e uso de máscara quando ocorrerem em ambientes fechado", ponderou o governador. "Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar", completou.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo governo do Distrito Federal, na quarta (2), 682.990 casos de infecção pelo coronavírus foram registrados na capital do país, sendo 663.063 recuperados. Ainda há 8.500 casos ativos da Covid e 11.427 pessoas mortas pela doença.

São Paulo também analisa a flexibilização. A liberação do uso de máscaras de proteção ao ar livre está novamente sob estudo do comitê científico do governo de São Paulo, segundo anunciou o governador João Doria (PSDB).

A previsão é anunciar uma nova decisão sobre o assunto na quarta-feira da semana que vem (9). Doria disse que, por ora, "não há uma decisão, mas há uma boa expectativa".

O tema não havia sido discutido pelos membros do comitê, que auxilia as decisões de Doria na pandemia, até pelo menos a última semana do mês de fevereiro.