|
  • Bitcoin 150.867
  • Dólar 5,0530
  • Euro 5,2664
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 27/02/2022, 13:18

Google suspende monetização da imprensa estatal russa em suas plataformas

PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de fevereiro de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou neste domingo (27) que decidiu suspender a monetização da imprensa estatal russa em suas plataformas como represália à invasão na Ucrânia.

O anúncio foi feito horas depois do YouTube comunicar a mesma retaliação.

"Nossas equipes começaram a suspender a possibilidade de canais gerarem receita no YouTube, incluindo os da RT [Russia Today, do Kremlin]", disse um porta-voz do YouTube segundo a agência de notícias AFP. Criada em 2005, a RT é acusada pelas autoridades ocidentais de contribuir para a desinformação.

Na Ucrânia, o Google proibiu downloads do aplicativo da RT a pedido do governo em Kiev.

Decisão semelhante foi tomada pela Alemanha, que proibiu a RT em seu país no início de fevereiro, o que levou a Rússia a fechar o escritório da rede alemã Deutsche Welle em Moscou.

Neste domingo, a Roskomnadzor, agência reguladora de comunicações de Putin, informou que escreveu para o Google solicitando a restauração do acesso aos canais da mídia russa na Ucrânia.

Na sexta, o Facebook informou que restringirá atividades da mídia estatal russa, que também não poderá fazer publicidade, nem gerar receita em sua plataforma. Moscou acusa a plataforma de censura.