Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo (1)
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de junho de 2021
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Globo anunciou na tarde desta quinta-feira (17) a antecipação da saída do apresentador Fausto Silva, 71, de seu programa, Domingão do Faustão. Sua permanência estava prevista até o final deste ano, antes de ele se transferir para a Band.
Em comunicado, a emissora afirmou que as partes decidiram juntas pelo distrato antecipado por razões estratégicas e internas. Com isso, Tiago Leifert, 41, apresentador do Big Brother Brasil, deverá assumir o comando do programa temporariamente.
O apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo da TV Globo, até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck, anunciou a emissora em nota. O novo programa, com Huck, ainda não tem data oficial de estreia.
A reportagem perguntou à Globo se Faustão se despedirá do público no programa deste domingo (20), mas a emissora ainda não respondeu.
Leifert passou por uma espécie de teste antes ao comandar o Domingão no último final de semana durante a internação de Faustão por causa de uma infecção urinária. Sua mulher, Luciana Cardoso, no entanto, chegou a anunciar nesta quarta (16) que ele estaria de volta à atração nesta semana.
Faustão anunciou sua saída da Globo, após 32 anos, em janeiro. A decisão teria sido tomada após a emissora propor uma mudança no dia de seu programa, para as quintas à noite. Com isso, foi determinado um ano de quadros especiais para marcar sua saída, com o Super Dança dos Famosos.
O quadro, no entanto, seguirá agora sob o comando de Leifert. Neste domingo, será revelado quem se juntará ao grupo de semifinalistas, que já conta com Maria Joana, Marcello Melo Jr, Paolla Oliveira, Lucy Ramos e Dandara Mariana.
A confirmação de Luciano Huck como substituto oficial após o término do Domingão do Faustão foi feita pelo próprio apresentador a Pedro Bial na noite de terça (15). O que trouxe alívio aos bastidores da Globo em todos os setores da alta direção ao baixo escalão, passando pelo departamento comercial, que cobrava da emissora a definição de uma atração para manter ou não suas ações aos domingos.
Admitindo que não será candidato à presidência da República em 2022, como se cogitou, Huck disse que quer criar um programa em que o Brasil se enxergue nas tardes de domingo em 2022, ainda mais, sem responder se ficará sediado no Rio ou em São Paulo.
"Tenho certeza que eu posso contribuir muito para o país estando nos domingos da Globo e fazendo um programa que se conecte com as pessoas, que ouça as pessoas, que traga a esperança de volta e resgate nossa autoestima. Mas isso não quer dizer que eu esteja fora do debate público", reforçou.
Huck, que está na Globo há 21 anos e comanda aos sábados o Caldeirão do Huck, há anos vinha sendo apontado como substituto natural do veterano.
Questionado por Bial se levará algo do Caldeirão para o domingo, Huck falou que o novo programa ainda é uma página em branco, mas é preciso respeitar o hábito do telespectador: é como reformar o avião sem o passageiro ver. Antenado em ideias políticas, promete levar reflexões ao novo palco.
A Band comentou em maio a contratação de Faustão afirmando ser "um sonho antigo do Grupo Bandeirantes, que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso". O novo programa estaria previsto para 2022.
Há 18 anos no Domingão do Faustão, o diretor Cris Gomes já deixou a Globo e deverá ficar à frente de todo o processo de criação do novo programa de Faustão. A atração poderá se manter aos domingos ou ir ao ar de segunda a sexta, na faixa noturna.
DOMINGÃO DO FAUSTÃO
Faustão estreou na Globo já com o Domingão, em março de 1989. Ele começou a carreira no rádio e se destacou na TV ao comandar o programa Perdidos na Noite, que estreou em 1984 na Gazeta, e também foi exibido na Record e na Bandeirantes.
Desde o início, o Domingão tinha como uma de suas principais atrações um grupo de dançarinas no fundo do palco. Primeiramente, revezavam-se naquela função profissionais ligadas a academias de dança e aeróbica. Em 1994, o Domingão ganhou seu próprio corpo de baile com 35 dançarinas.
O programa, líder de audiência nas tardes de domingo em quase toda a sua história, reúne diversos números musicais, entrevistas, quadros de variedades, como brincadeiras e jogos, contando com a participação da plateia e de muitos artistas do elenco da Globo.
O Domingão teve como principal concorrente o Domingo Legal, que estreou em 1993 sob o comando de Gugu Liberato (1959-2019). Se os diretores dos dois programas se engalfinhavam em jornais e revistas -ainda não existiam as redes sociais-, no palco os apresentadores se desdobravam para segurar a audiência.
Além das disputas por nomes do momento, como É o Tchan e Chitãozinho e Xororó, a busca por audiência provocou exageros dos dois lados, com a exploração de pessoas com deficiências como anões e o ET (parceiro de Rodolfo), no Domingo Legal, e do rapaz que ficou conhecido como Latininho, no Domingão.
Um dos momentos mais polêmicos e lembrados até hoje foi quando Faustão levou ao palco o sushi erótico, atração que trazia uma mulher nua sobre uma mesa, coberta de iguarias da culinária japonesa, degustadas por três homens (Márcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha).

