SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para estimular o desenvolvimento dos fundos patrimoniais no Brasil, o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos vão criar um monitor para acompanhar os números.

Os fundadores do fundo Patronos, voltado à comunidade da Unicamp, se inspiraram em universidades com "endowments" bilionários, como Yale e Harvard, quando estudaram nos EUA - Antonio Scarpinetti -19.jan.22/SEC Unicamp

Chamados de endowments, os recursos são adquiridos por meio de doações e investidos no mercado financeiro. A longo prazo, seus rendimentos são direcionados às instituições desejadas pelos doadores.

Segundo o Idis, o país tem atualmente 58 fundos patrimoniais listados que juntos somam R$ 78,8 bilhões. Quase metade deles é voltada para a educação. O patamar ainda é considerado baixo para o potencial do Brasil.

Com dados obtidos a partir de questionários respondidos por gestores dos fundos e por meio de consulta pública, o monitor terá atualização constante, afirma o Idis.

Esse tipo de fundo é utilizado há mais de dois séculos em universidades de países como os Estados Unidos.