SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 56 pessoas morreram e 196 ficaram feridas em um ataque a uma mesquita xiita em Peshawar, no noroeste do Paquistão, nesta sexta-feira (4), segundo o hospital local e a polícia.

"Estamos em estado de emergência, e os feridos estão sendo encaminhados para o hospital", disse o chefe da polícia Mohammad Khan à agência de notícias Reuters. "Estamos investigando a natureza da explosão, mas parece ter sido um atentado suicida." Ele acrescentou que o número de mortos deve subir.

O ataque ocorreu enquanto os fiéis se reuniam para as orações de sexta-feira. Khan disse à Reuters que dois homens chegaram à região da mesquita em uma moto e foram parados para uma inspeção por agentes. Eles então abriram fogo contra os policiais e entraram no local.

A polícia ainda tenta determinar se os dois são responsáveis por ataques suicidas dentro da mesquita.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, um dos mais mortais contra a minoria xiita no Paquistão, alvo de militantes sunitas como o TTP (Tehreek-e-Taliban), conhecido como Talibã paquistanês –que não tem ligação com o homônimo que tomou o poder no Afeganistão no ano passado.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, condenou o atentado, segundo seu gabinete.

Ataques semelhantes têm ocorrido na região, próxima à fronteira com o Afeganistão, e militares paquistaneses têm refreado ações quase diariamente nos últimos anos.