|
  • Bitcoin 107.471
  • Dólar 5,3298
  • Euro 5,5590
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 06/03/2022, 20:46

EUA e UE discutem proibição de importações de petróleo russo

PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os Estados Unidos estão discutindo com a Europa a possibilidade de proibir importações de petróleo russo, disse o secretário de Estado Anthony Blinken neste domingo (6). O governo Biden está sob pressão dos legisladores americanos para dar esse passo após a invasão da Rússia à Ucrânia.

"Estamos em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, mantemos um fornecimento global estável de petróleo", disse Blinken entrevista à NBC.

O secretário de Estado, que está em uma viagem pela Europa para coordenar com aliados as medidas em relação à guerra na Ucrânia, acrescentou que discutiu as importações de petróleo com o presidente Joe Biden e seu gabinete no sábado.

Os comentários de Blinken ocorrem em meio a uma disparada dos preços do petróleo e depois que os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia.

Questionado se os Estados Unidos descartaram a proibição unilateral das importações de petróleo russo, Blinken disse que não descartaria. "Mas em tudo o que fazemos, a abordagem começa com a coordenação com aliados e parceiros", afirmou.

Senadores republicanos e democratas apresentaram nesta quinta-feira (3) um projeto de lei para proibir importações de petróleo da Russía. Biden havia indicado na véspera que não descarta nenhuma medida em relação ao assunto.

Em entrevista à CNN também neste domingo, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen foi mais reticente. Antes de impossibilitar que Putin financie suas guerras, disse, a União Europeia deveria "se desfazer de sua dependência de combustíveis fósseis russos".