SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - A rede de lojas de móveis e decoração Etna anunciou nesta sexta-feira (25) que está encerrando suas atividades e promovendo uma liquidação para queima de estoque.

Em funcionamento desde 2004, a rede conta com quatro lojas físicas e uma plataforma de ecommerce. O encerramento das unidades será feito de forma gradual até o fim do primeiro semestre deste ano, com exceção da Etna Berrini, localizada na capital paulista, que continuará vendendo até os estoques serem esgotados, assim como o site da empresa.

"A Etna pertence a um grupo empresarial de sucesso no varejo e irá descontinuar suas operações da melhor forma possível, cumprindo com todos os seus compromissos perante seus colaboradores, clientes, fornecedores e prestadores de serviço", diz a rede.

Com dificuldades de atuação diante da concorrência online, a Etna vinha numa série de encerramentos de unidades no país.

Em 2020, anunciou o fechamento de lojas em Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).

Já em 2021, encerrou a atuação de lojas físicas no Nordeste, saindo de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Hoje, possui unidades apenas no estado de São Paulo e no Distrito Federal.

Junto ao comunicado de encerramento, a rede também anunciou promoções agressivas, que oferecem até 90% de desconto, em seu site. Os preços valem apenas para produtos vendidos e entregues pela Etna e não há direito a troca.

*

Veja algumas empresas que deixaram ou reduziram operação no Brasil:

Sony Brasil - A empresa de eletrônicos japonesa vendeu sua unidade de Manaus para Mondial, e encerrou a produção em março

Mercedes-Benz - Em dezembro, a empresa decidiu parar a produção de carros em Iracemápolis (SP)

Ford - Em janeiro, a montadora norte-americana anunciou o fim das unidades brasileiras até o fim do ano

Lime - A norte-americana de aluguel de patinetes encerrou operação no país em janeiro de 2020

Kiabi - A marca francesa de roupas do mesmo grupo de Decatlhon e da Leroy Merlin encerrou operação em janeiro de 2020