<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mês de abril trouxe alívio e preocupação para São Paulo. De um lado, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid diminuiu; do outro, o trânsito aumentou e não houve mudanças significativas na média de isolamento social.

</p><p>O estado começou o mês na fase emergencial, a mais dura desde o início da pandemia. Nela havia toque de recolher e restrições até para serviços essenciais. A etapa, que teve início em 15 de março, trouxe resultados no índice de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

</p><p>Nesta quinta-feira (29), o estado chegou ao nível mais baixo do mês nesse dia da semana, com 79,5%. Na semana passada (22), esse número era de 81,4%, enquanto duas semanas atrás (15), chegou a 85,3%. Na primeira quinta-feira de abril (8), 88% dos leitos estavam ocupados.

</p><p>Na região metropolitana da capital a lotação é de 77,8% nesta quinta, e foi de 79,4% na semana passada. Há 15 dias, era de 83,3%, aproximadamente três pontos percentuais a menos que os 86,2% registrados no começo de abril.

</p><p>No último dia 11, porém, as regras de isolamento foram flexibilizadas, com o início da nova fase de transição. Na primeira semana, apenas o comércio, incluindo shoppings, tinham autorização para funcionar. A segunda semana foi marcada pela abertura do setor de serviços, como salões de beleza, barbearias, restaurantes, clubes e academias.

</p><p>Apesar da mudança de fases, não houve alterações significativas no índice de isolamento social. Durante todo o mês, ele permaneceu entre 41% e 44% em dias úteis.

</p><p>Nesta quarta-feira (28), a média no estado foi de 41%. Na quarta passada (21), por conta do feriado de Tiradentes, o índice foi de 48%. Há 15 dias (14), foram registrados 42%, enquanto na primeira quarta do mês (7), 44%.

</p><p>O trânsito também aumentou, assim como o número de pessoas andando nos ônibus da cidade.

</p><p>De acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram registrados 66 quilômetros de lentidão nesta quarta. Na quarta passada, também por causa do feriado, foram 4 quilômetros. Há 15 dias, foram registrados 32 quilômetros, e 24 quilômetros na primeira semana de abril.

</p><p>Nos ônibus da cidade havia 1,82 milhão de pessoas ontem, contra 1,6 milhão há 15 dias, e 1,55 milhão no começo do mês. A CET não informa o número de passageiros nos feriados.

</p><p>Já o volume de carros nas ruas da cidade foi de aproximadamente 6,3 milhões nesta quarta, cerca de 1,7 no último feriado, e 5,7 milhões duas semanas atrás. Na primeira quarta de abril, foram 5,1 milhão de veículos circulando nas ruas da cidade.

</p><p>Hoje o Brasil alcançou 400 mil mortes por Covid-19. O estado de São Paulo acumula cerca de 2,9 milhões de casos e 95.532 óbitos por causa da doença. A taxa de letalidade é de 3,3% no estado e 2,7% no país</p>