|
  • Bitcoin 125.810
  • Dólar 5,0741
  • Euro 5,2058
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 10/03/2022, 13:01

'Ele veio pra discutir, não para decidir', diz chanceler da Ucrânia sobre Lavrov após negociação infrutífera

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ministro das Relações Exteriores da Rússia há quase duas décadas, Serguei Lavrov foi descrito nesta quinta (10) por seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, como alguém sem autoridade para tomar decisões —ao menos com base na reunião que os dois tiveram na Turquia.

Kuleba falava à emissora turca TRT World sobre o pedido que fez a Lavrov para o estabelecimento de novos corredores humanitários para a retirada de civis. Em resposta, teria ouvido que o chanceler russo não poderia tomar essas decisões, tendo de levá-las para análise em Moscou.

"Ele veio para discutir, mas não para decidir", disse Kuleba, segundo o jornal britânico The Guardian. "Eu propus várias soluções, mas ele não estava em condições de aceitá-las; minha impressão é de que ele não tinha autoridade para tomar decisões durante essa conversa", acrescentou.

E introduziu a crítica: "Fiquei surpreso, porque supunha que chanceleres têm o poder de tomar decisões e fazer acordos."

Entre outras coisas, Kuleba levou para a mesa de negociação o pedido de um corredor humanitário em Mariupol, cidade de 400 mil habitantes ao sul do país que é alvo de constantes ataques russos.