SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Campanha da Fraternidade da Arquidiocese de São Paulo terá o tema educação, anunciou nesta quarta-feira (2) o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

O tema será abordado sob o impacto da pandemia de Covid, que afastou as crianças das escolas e aprofundou a desigualdade no acesso à educação. Grande parte dos estudantes enfrentam defasagem na volta às aulas presenciais por falta de acesso ao ensino a distância.

"Os sistemas de educação estão pouco preocupados em formar os princípios básicos das pessoas, e sim em transformá-las em bons trabalhadores. É preciso formar a pessoa, um ser humano de valor, e não só um instrumento de produção e consumo na sociedade", disse o cardeal nesta quarta-feira, data do início do período de quaresma na Igreja Católica.

Dom Odilo também falou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. "Estamos respondendo a um apelo do papa Francisco para fazer penitência e jejum pela guerra na Ucrânia."

O cardeal condenou a disseminação de fake news relacionadas aos conflitos no leste europeu. "Ninguém mais sabe ao certo qual é a verdade das coisas. Guerras são exercícios de violência. Que os comendadores mantenham o diálogo entre os povos", disse dom Odilo.