SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um drone caiu em uma área ambiental na Califórnia onde mais de 2.500 andorinhas esperavam para chocar 1.500 ovos. Com o susto, todas elas fugiram e os ovos ficaram desprotegidos e inviáveis após a saída dos animais de perto.

Segundo o jornal The New York Times, o caso aconteceu em 13 de maio na Reserva Ecológica Bolsa Chica, uma das últimas áreas úmidas costeiras protegidas remanescentes no sul da Califórnia.

"Em meus 20 anos de trabalho com a vida selvagem e no campo, nunca vi tamanha devastação. Meu estômago está doendo. É horrível de ver", disse Melissa Loebl, cientista ambiental e gerente da Reserva Ecológica Bolsa Chica. O local abrange mais de 1.300 acres de lamaçais, água salgada e pântanos de água doce, dunas e outros habitats.

A partir de agora, oficiais buscam encontrar o piloto que deixou o drone cair no local para responder contravenção criminal relacionada à destruição desnecessária de ovos ou ninhos, o assédio de animais selvagens e pelo uso de um drone em uma reserva ecológica fechada.

"As andorinhas estavam respondendo a uma ameaça. Aquele drone, para elas, era um grande predador. Ele desabou e as deixou absolutamente apavoradas", reforçou Loebl.

Infelizmente, essa não é a primeira vez que o santuário protegido é incomodado. Frequentemente tem sido perturbado por bicicletas, cães e outros drones. A falta de patrulhamento é um problema enfrentado.

Loebl diz que os drones já estavam proibidos na reserva pelas regras da Califórnia, mas que espera que a Federal Aviation Administration promova uma norma federal contra a operação de drones na área.

"Estou realmente esperançosa de que faremos uma mudança positiva como resultado de algo tão horrível", disse ela.