SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Governo de São Paulo deve anunciar a flexibilização do uso de máscaras depois do Carnaval. Ainda não está definido se elas poderão ser dispensadas somente quando a pessoa caminhar ao ar livre ou em todos os ambientes.

A ideia já era acalentada há tempos pela equipe do governador João Doria (PSDB), e chegou a ser anunciada em novembro do ano passado. A nova onda explosiva de casos de infecção pela variante ômicron, no entanto, fez o governo recuar.

Os estudos para a flexibilização das máscaras voltaram à mesa depois que os números de casos, internações e mortes começaram a cair no estado.

O número de infectados, que chegou a 14.542 por dia há duas semanas, caiu agora para 13.070. As internações baixaram de 1.521 por dia para 700 hospitalizações diárias nesta semana. E as mortes caíram pela primeira vez no ano, de 272 registradas diariamente para 242 nesta semana.

No total, 6.336 pessoas permaneciam em hospitais de São Paulo na quarta-feira (23) para tratamento da doença. Destas, 2.596 estavam em UTIs.

As máscaras têm sido consideradas um elemento fundamental no combate à disseminação do novo coronavírus, impedindo que o vírus circule livremente de uma pessoa infectada a outra que ainda não teve contato com a doença.