SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Te Devo Essa! Brasil, novo reality do SBT em parceria com o canal Discovery Home & Health, marca a estreia do jornalista Dony De Nuccio como apresentador de entretenimento, ao lado do arquiteto Renato Mendonça, que assina e coordena os projetos de reforma das casas.

A cada episódio, uma celebridade terá a oportunidade de expressar gratidão a uma pessoa que teve um grande impacto em sua vida, a presenteando com uma reforma em sua residência. O programa original, chamado Celebrity IOU", é apresentando pelos irmãos Jonathan e Drew Scott, da renomada franquia Irmãos à Obra.

De Nuccio afirma que quando imaginava se tornar apresentador de entretenimento, pensava que poderia ser em um reality show. "Não tinha imaginado estar à frente de um programa de reformas, então foi uma grata oportunidade. Veio na hora exata, no formato adequado."

"Passei por uma série de desafios até aqui. Chegou com a idade certa, maturidade adequada e conhecimento ideal para entrar na linha de shows", diz De Nuccio, que pediu demissão do Jornal Hoje, em 2019, após infringir um código de ética da Globo. Na época, o site Notícias da TV, revelou que o jornalista, em dois anos, firmou uma série de contratos com o banco Bradesco que superavam a casa dos R$ 7 milhões.

Para o diretor-geral da atração, Rafael Gessullo, o público vai conhecer a história das celebridades e dos homenageados que ajudaram o artista nesse processo de crescimento profissional. "A reforma é um presente. E o legal é que eles colocam a mão na massa, participam ativamente", diz Gessullo, que dirigiu o Construindo um Sonho, quadro consagrado por Gugu Liberato (1959-2019) no Domingo Legal (SBT).

Durante três semanas, prazo previsto para as obras, os donos dos imóveis vão para um hotel e só veem o resultado quando tudo estiver pronto. O desafio do arquiteto Renato Mendonça e da sua equipe é colher informações com o famosos e fazer uma obra, que costuma dar problemas, dentro do prazo e que agrade.

O arquiteto explica ser um projeto feito às escuras, porque ele confia plenamente nas informações que recebe da celebridade para entregar algo que tenha uma identificação com a pessoa e com a família.

"Momentos antes da entrega da casa existe um frio na minha barriga, eu acho que dá em todos [da equipe]. Quando eu vejo a pessoa entrando e abrindo um sorriso, com cara de espanto, ali eu me tranquilizo. Mas até segundos antes desse momento, a energia e a ansiedade estão a mil", diz Mendonça.

FAMOSOS

No primeiro programa, neste sábado (5), às 21h30, o ator Marcos Pasquim vai reformar a casa da mãe, Sueli. Donny diz que a relação do ator com a mãe é emocionante e que em cada episódio a equipe mergulha na história do artista e do programa.

"É carisma puro ela [dona Sueli] , é realmente apaixonante, é uma transformação muito importante. Mas é uma relação dos dois", afirma o apresentador. "E a cada reforma, a cada programa, a gente mergulha na história para entender exatamente porque aquela celebridade tem gratidão daquele tamanho."

O público poderá assistir, ainda, imagens incomuns de famosos botando a mão na massa, como a apresentadora Eliana, do SBT, quebrando um piso, a cantora Joelma quebrando uma parede com uma marreta e o ator Caio Castro arrancando uma churrasqueira.

Nos próximos episódios do Te Devo Essa! Brasil, os telespectadores poderão ver Marília Mendonça e a dupla sertaneja Maiara e Maraisa, o ex-jogador Cafu, a atriz Nathalia Rodrigues, o padre Fábio de Melo, o ator e político Thamy Miranda, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes e a apresentadora Luciana Gimenez.

O programa é uma versão brasileira do Celebrity IOU, apresentado pelos irmãos Scott. Segundo o diretor de Planejamento Artístico do SBT, Fernando Pelegio, o reality não deve nada ao formato canadense e americano em emoção, construção e resultado final.

"E qualidade de projeto de transformação considerando que a gente tem uma parede aqui de 30 a 40 centímetros para demolir na marreta enquanto a gente poderia fazer em um drywall [placas de gesso que utilizadas na construção de casas americanas", diz Mendonça, aos risos.

TE DEVO ESSA! BRASIL - 1ª TEMPORADA

Quando Estreia 5/6

Onde no SBT