SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou que manterá a vacinação contra Covid-19 de adolescentes mesmo após a orientação do Ministério da Saúde de não imunizar pessoas nessa faixa etária sem comorbidades.

Em sua conta oficial no Twitter, Ibaneis informou que adolescentes de 13 anos serão vacinados a partir da próxima terça (21).

Ele afirmou que a decisão pela manutenção dos adolescentes tem o respaldo técnico de instituições representativas que fazem parte do processo de vacinação no país, citando o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a Anvisa, além das sociedades brasileiras de imunizações, de infectologia e de pediatria.

A Anvisa emitiu comunicado em que diz não ver razão para mudar as condições aprovadas por ela para a vacina da Pfizer/BioNTech. Em junho deste ano, o imunizante teve o uso em pessoas com 12 anos de idade ou mais autorizado pelo órgão.

Médicos e entidades da categoria têm rechaçado a orientação do ministério, defendendo que a vacinação de jovens é segura, alegando que os riscos da falta de imunização são maiores do que possíveis efeitos adversos, como miocardite e pericardite.

Ibaneis também informou que a partir de terça terá início a vacinação com dose de reforço para os idosos que vivem em instituições de longa permanência.