|
  • Bitcoin 104.519
  • Dólar 5,1827
  • Euro 5,4174
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 23/02/2022, 11:21

Depois de quatro dias sob ataque hacker, site da Americanas volta a funcionar

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

DANIELE MADUREIRA
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O site da varejista Americanas.com voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (23), depois de ter sido alvo de um ataque hacker desde o último sábado (19).

Submarino e Shoptime, outros dois sites do grupo Americanas, no entanto, que também estiveram sob ataque nos últimos dias, continuam fora do ar. Segundo a empresa, os serviços estão sendo restabelecidos gradualmente.

A companhia divulgou nesta manhã um comunicado sobre o incidente:

"A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados."

No site da Americanas, um aviso na home informa aos clientes que a empresa está "voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança".

Especialistas ouvidos pela reportagem estimam que o prejuízo da empresa com os sites paralisados supera os R$ 100 milhões por dia, com base nas vendas do terceiro trimestre da companhia, últimos dados disponíveis.

Já pelas projeções de vendas para 2022 feitas pelo banco Goldman Sachs, a média diária de vendas este ano seria de R$ 145 milhões.

A paralisação atrapalhou também as entregas de produtos, com centenas de clientes reclamando nas redes sociais da empresa, conforme apontou reportagem do jornal Folha de S.Paulo.