Comparação entre gabinetes de Boric e do pós-Pinochet viraliza
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2022
CAROLINA VILA-NOVA
AMERICANA, SP (FOLHAPRESS) - Em uma foto, uma maioria de mulheres, saias, bermudas e crianças. Na outra, 100% de homens brancos engravatados.
Comparações entre o gabinete de ministros apresentado nesta sexta-feira (21) pelo presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, a primeira imagem e o apresentado pelo então presidente Patricio Aylwin, em 1989, a segunda viralizaram nas redes sociais.
"Assim era em 1990 o primeiro gabinete da volta à democracia, quando Patricio Aylwin era presidente, e assim é parte do gabinete do presidente eleito Gabriel Boric em 2022", tuitou o perfil do canal TVN, do Chile.
Dos 24 nomes anunciados por Boric, 14 mulheres e 10 homens; prevalece um perfil político moderado, e a média de idade é de 49 anos. Um dos destaques é a ex-deputada Maya Fernández Allende, neta do presidente socialista Salvador Allende, derrubado no golpe de Estado de 1973. Ela será ministra da Defesa.
O esquerdista Boric toma posse em 11 de março como o mais jovem presidente do Chile, com 35 anos.
Do Partido Democrata Cristão, Aylwin foi o primeiro presidente do país após 17 anos de ditadura, liderando a transição chilena para a democracia.
Mas, enquanto muitos celebraram a mudança estampada nas fotos, outros a relativizaram e criticaram.
"Agora sim, com mães, jovens, velhos e todos aptos para sua posição, não um bando de avôs com conflitos de interesse", comentou Carla Rojas.