<p>BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato, anunciou nesta sexta-feira (30) a distribuição de cerca de 7 milhões de doses de vacinas a partir de sábado (1º), quantidade que será suficiente para imunizar 100% da população acima de 60 anos, segundo ela.

</p><p>Fantinato participou na manhã desta sexta de audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro, do qual participaram o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), e representantes de entidades de educação, era debater a vacinação de profissionais da educação e estudantes da rede pública

</p><p>A coordenadora do PNI informou que, com os 5,2 milhões de doses de vacinas distribuídas nesta semana, o total enviado pelo Ministério da Saúde somava 62,6 milhões de doses. "Nós vamos distribuir a partir de amanhã [sábado] mais um quantitativo de doses que vai chegar a 69,5 milhões de doses distribuídas”, disse.

</p><p>“Então, a gente avança para o público de 60 a 64 anos, que era 70% [do público atingido] com a pauta [rodada] anterior, para 100%”, acrescentou. “Os municípios vão operacionalizar a vacinação para vacinar esse público, mas o Ministério da Saúde já distribuiu 100% das doses para população acima de 60 anos de idade.”

</p><p>Segundo ela, com esse envio adicional será possível vacinar 13% das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. “A gente já avança para o grupo de comorbidades, que é um grupo denso. [São] mais de 20 milhões de pessoas nesse grupo, para serem atendidas.”

</p><p>Com as 5,2 milhões de doses distribuídas ao longo da semana e o quantitativo adicional encaminhado a partir deste sábado, o total enviado pelo ministério nesta semana chegará a 12,1 milhões de doses. “Houve um aumento do volume de doses no decorrer da campanha.”

</p><p>Em abril, de acordo com Fantinato, foram distribuídos 26,667 milhões de doses. Em maio, o volume será de 34 milhões, uma queda em relação aos 46,9 milhões previstos pelo cronograma anterior, de março. Em junho, serão 52 milhões.

</p><p>A coordenadora foi questionada sobre o envio de segunda dose da Coronavac a prefeituras e ressaltou a importância de completar o esquema vacinal.

</p><p>“Nós não temos estudo de eficácia da Coronavac com dose 1. Nós só temos estudos com as duas doses e é uma eficácia de 50,4%. Então, deve-se fazer um esforço dos municípios para que se complete a vacinação tanto para a vacina Coronavac quanto para a vacina Astrazeneca”, disse.

</p><p>Ela disse que, até a sétima rodada de distribuição, foram encaminhadas as duas doses para cada vacinado, e que o Ministério da Saúde já fez a entrega de quase todas as segundas doses que deveria enviar. “O que tem de dose 2 a enviar é para 416.507 pessoas, e essas doses só vencem em 12 de maio e 20 de maio”, ressaltou.

</p><p>“O que aconteceu é que alguns estados, por iniciativas próprias, talvez possam ter utilizado sem a orientação devida do informe técnico, avançaram nos grupos de vacinação e estão com essa dificuldade”, disse. “O Ministério da Saúde cumpriu até o momento com o acordado de encaminhar em tempo oportuno as doses 2.”

</p><p>Em resposta, o prefeito de Fortaleza divergiu da coordenadora. “A autorização, e isso está divulgado amplamente nas mídias nacionais, a autorização que o governo federal deu para utilização de D2, da segunda dose, para D1, ocorreu no dia 21 de março”, disse.

</p><p>“Todas as vacinas que nós utilizamos de D2 para D1 foram autorizadas e responsabilizadas pelo ministério. Portanto, não há nenhuma prefeitura que eu conheço, pelo menos a nossa, que utilizou indevidamente. As doses utilizadas foram autorizadas pelo Ministério da Saúde, havendo a responsabilização de que nos ressarciriam essas doses.”</p>