SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Coca-Cola Brasil determinou nesta terça-feira (22) que passa a perseguir uma meta para elevar a diversidade racial na empresa.

A ideia é chegar a 2030 com 30% de negros em cargos de liderança no Brasil. A empresa define as posições de liderança a partir dos supervisores e postos acima, que têm a participação de 14% dos profissionais negros atualmente.

A meta também abrange o quadro geral de colaboradores no país, que deve passar de 30% hoje para 45%, conforme o compromisso da empresa.

Leila Luz, gerente de diversidade e inclusão na Coca-Cola, afirma que o olhar para a diversidade deve avançar para além das fronteiras da companhia.

"Ao ter 30% de nossos colaboradores em posições de liderança até 2030, em uma organização como a Coca-Cola, a gente também quer influenciar a nossa cadeia de valor, como os engarrafadores e outras empresas", afirma Luz.

"A maior parte dos empreendedores informais no Brasil hoje são pessoas negras, e o que é preciso fazer para acelerar esses empreendedores, para que eles possam fornecer para a gente e para outras organizações? Quais são as ações de capacitação, desenvolvimento de mão de obra?", diz.