SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A quarta dose da vacina contra a Covid em idosos com mais de 80 anos começa a ser aplicada nesta (18) na capital paulista. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A iniciativa foi anunciada um dia de o governador João Doria (PSDB) anunciar que a nova dose de reforço estará disponível no estado de São Paulo a partir do dia 21 deste mês.

As regras para tomar a quarta dose se mantêm as mesmas informadas por Doria: ter mais de 80 anos e ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. Segundo a prefeitura, há uma estimativa de aproximadamente 250 mil idosos com esses requisitos na cidade.

A secretaria não informou se a nova etapa de imunização será feita por uma vacina específica, afirmando somente que "a vacinação será com os imunizantes disponíveis".

Para tomar a dose é necessário apresentar um documento de identificação, como CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Também é necessário levar o cartão de vacinação onde foram registradas as outras doses recebidas.

A aplicação da vacina será feita em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e AMA (Assistências Médicas Ambulatoriais), das 7h às 19h. Também é possível se vacinar com a quarta dose em megapostos e drivethrus que podem ser consultados pelo site oficial da prefeitura.

A secretaria também afirmou que, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família), aplicará a vacina em ILP (Instituições de Longa Permanência) e também para idosos que não conseguem sair de suas casas para os locais de vacinação regulares.

Segundo a prefeitura, já foram aplicadas mais de 6 milhões de doses adicionais, o que representa uma cobertura vacinal de 68% da população com mais de 18 anos.

A quarta dose já é aplicada em outros países, como França e Israel. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que ela seja aplicada somente em pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos. Alguns especialistas também já indicaram que a aplicação da quarta dose neste momento não é tão adequado.