Cidade de São Paulo amplia vacinação contra a gripe para toda a população
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de julho de 2021
CLAYTON FREITAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Antes restrita a grupos prioritários, a vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo será ampliada para toda a população a partir desta terça-feira (6).
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na manhã desta segunda-feira (5), durante a inauguração de um novo megaposto na capital, o do Buffet Colonial, em Indianópolis (zona sul). Assim como já vem ocorrendo, a vacinação contra a gripe está sendo feita em escolas e estabelecimentos de ensino. A lista completa pode ser conferida neste link da prefeitura.
O anúncio da ampliação da vacina da gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade foi feito no sábado (3) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta do governo federal, fica a cargo de cada município decidir qual é a melhor forma de ampliar a imunização.
"O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em nota distribuída pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.
Dados do governo federal indicam que das 80 milhões de doses, apenas 34,2 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários. Na cidade de São Paulo, foram vacinadas 2,4 milhões de pessoas, o equivalente a 50% do total esperado, segundo a prefeitura.
Diferentemente do realizado até o ano passado, quando as pessoas acima de 60 anos foram os primeiros da fila, neste ano o PNI (Programa Nacional de Imunizações) estabeleceu como prioridade as crianças, que até o ano de 2020 eram os últimos a serem vacinados.
A medida foi tomada para evitar conflito de datas com os grupos que estavam sendo vacinados contra a Covid-19.
Também para não cruzar os públicos, desde o início da vacinação contra a gripe, no dia 12 de abril, a prefeitura disponibilizou cerca de 460 postos de vacinação instalados nas escolas e estabelecimentos de ensino da cidade de São Paulo. Eles ficam abertos das 8h às 17h.
A baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe levou a realização do Dia D de imunização, no dia 15 de maio. Apesar disso, a adesão não avançou muito.
Importância Segundo a prefeitura, a imunização contra o vírus Influenza facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias, além de prevenir uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde, que já tem internações recorrentes por casos de Covid-19.
Como as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 não podem ser aplicadas de forma simultânea, poderão tomar o imunizante da gripe todos aqueles que já completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 há mais de 14 dias. Para aqueles que ainda não completaram o ciclo da vacinação contra o coronavírus, a orientação é adiar a imunização contra a gripe.
A vacinação contra a gripe não poderá ser administrada se a pessoa estiver contaminada pelo novo coronavírus ou se teve a doença há menos de 28 dias. Nesses casos, a pessoa deve remarcar a data.
Aqueles que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 poderão tomar o imunizante contra a gripe desde que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre elas.

