SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta terça-feira (19), às 20h, o Ciclo de Cinema e Psicanálise vai debater o filme "A Despedida" (2019). O evento é transmitido pelo MIS (Museu da Imagem e Som) e promovido pela SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo), com apoio da Folha.

Com direção de Roger Michell, de "Um Lugar Chamado Notting Hill" (1999), o drama familiar retrata o último fim de semana da matriarca Lily (Susan Sarandon) que, acometida por uma doença degenerativa, decide colocar fim à sua vida antes que a enfermidade a impeça de tomar qualquer decisão.

As filhas, Jennifer (Kate Winslet) e Anna (Mia Wasikowska), a melhor amiga Liz (Lindsay Duncan) e o marido Paul (Sam Neill) se reúnem na casa de campo da família para acompanhar a protagonista até a data de sua morte. Mesmo com o esforço de todos para confortar Lily, a estadia é atravessada por inúmeros conflitos familiares.

Participam do debate Marly Terra Verdi, psicanalista e membro da SBPSP, e Mirian Goldenberg, antropóloga, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista da Folha. O encontro será mediado pela psicanalista Luciana Saddi.

O filme não será exibido durante o evento, mas está disponível nas plataformas sob demanda (Now, Google Play, Paramount Plus, Apple iTunes e Sky Play). A transmissão do debate será realizada ao vivo pelo canal do MIS no YouTube. O público poderá participar com perguntas pelo chat.

A DESPEDIDA (2019)

Onde: Now, Google Play, Paramount Plus, Apple iTunes e Sky Play

Classificação: 14 anos

Elenco: Susan Sarandon, Kate Winslet, Mia Wasikowska, Sam Neill, Rainn Wilson, Lindsay Duncan

Direção: Roger Michell

Duração: 97 minutos