SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As fortes chuvas registradas na madrugada deste sábado (12) deixaram ao menos 14 pontos intransitáveis na capital paulista, devido aos alagamentos, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura de São Paulo).

As zonas sul e leste da cidade foram as mais afetadas, com seis pontos de alagamento em cada uma delas.

O bairro de Santo Amaro, zona sul da capital, teve três pontos de alagamento, em duas avenidas (Nações Unidas e Santo Amaro).

Itaquera, na zona leste, ficou com três ruas intransitáveis devido ao mau tempo. Os problemas ocorreram nas vias Padre Viegas de Menezes, Itagimirim e Tomazzo Ferrara.

O bairro de Pinheiros, na zona oeste, e Santana, na norte, também apresentaram pontos de alagamento, segundo o CGE.

O maior índice pluviométrico desta madrugada, 64 mm de chuva, foi computado no bairro do Jabaquara, na zona sul.

A cidade também registrou fortes ventos. No aeroporto de Congonhas, a ventania chegou a 57 km/h perto das 3h. No bairro da Lapa, as rajadas atingiram velocidade de 39 km/h, por volta das 2h40.

A chegada de uma frente fria, que atravessa o litoral do estado, foi a causa das zonas de instabilidade que provocaram as chuvas desta madrugada. Pela manhã, a capital está com céu nublado e garoa, de acordo com os dados do radar meteorológico da prefeitura.

A previsão é de mais pancadas de chuva no período da tarde. Os termômetros variam entre 20°C e 26°C.

No domingo (13) o tempo segue nublado, com mínima de 19°C e máxima de 25°C, e chuvas fortes podem acontecer no período da tarde.

O CGE indica algumas medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos, como evitar o trânsito em ruas alagadas, não atravessar áreas inundadas, permanecer abrigado em lugar seguro e longe da rede elétrica.