SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O chanceler da Ucrânia, Dmitro Kuleba, disse nesta sexta-feira (25) que a Rússia deve ser julgada no Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, pelos atos cometidos na guerra iniciada nesta semana.

Kuleba descreveu as ações do governo de Vladimir Putin como crimes de guerra e violações ao Estatuto de Roma, tratado que criou o tribunal, responsável por julgar indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, crimes de guerra, genocídios, entre outros.

O diplomata se referia especificamente a ataques russos a uma escola do ensino básico e a um orfanato, que teriam ocorrido nesta sexta, segundo informou em um tuíte. A Procuradoria Geral da República ucraniana estaria coletando provas para levar a Haia, acrescentou.

Minutos antes, ele também agradeceu ao secretário de Estado da Turquia, Mevlut Cavusoglu, pela solidariedade com a Ucrânia. Disse que teria tido uma conversa por telefone com o turco, cujo tema foram "medidas práticas para fortalecer as capacidades de defesa da Ucrânia".