SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator Carlo Porto, 40, tem se dedicado intensamente na preparação do seu terceiro protagonista na carreira, o personagem Saul, o primeiro rei de Israel, na superprodução "Reis", da Record. A novela, a segunda trama bíblica que ele protagoniza na emissora, deve estrear no próximo dia 22.

Na trama, Saul é um homem simples do campo, casado, pai de seis filhos, com uma vida tranquila e pacata. Mas passa por uma reviravolta quando é ungido rei de Israel pelo profeta Samuel. Segundo Porto, o personagem é inseguro, não tem um relacionamento muito próximo com Deus e tem dificuldade de liderar.

"Não tenho dúvidas de que em projetos de dramaturgia Saul é o meu personagem mais complexo, mais cheio de camadas e com um arco dramático incrível, onde eu vou conseguir mostrar muitas coisas", diz Porto, animado com o personagem.

O ator conta que ainda não começou a gravar as cenas do seu personagem, que entra na segunda temporada da série, porque o início das gravações foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Mas ele está empolgado com a trama e garante que as pessoas vão se emocionar com a história.

Por enquanto, Porto tem se dedicado à preparação do personagem com materiais enviados pelos autores, leituras de texto em grupo, acompanhamento com coach e workshops relacionados à questão física e ao uso de instrumentos, como espadas, lanças e flechas.

"Teremos muita ação [na novela] e a maior parte da preparação física é para as cenas de batalhas, é um processo super prazeroso", diz animado. "A gente se reúne de duas a três vezes por semana para pegar o movimento e temos pessoas que nos auxiliam."

Sobre a caracterização física do personagem, o ator adiantou que haverá mudanças no visual. Ele diz que cortou o cabelo, que estava comprido, tirou a barba, quer perder um pouco de gordura e ganhar massa magra. "Mais do que isso, eu acho que não posso falar. Estamos decidindo a caracterização agora, o figurino, visagismo [envolve maquiagem e cabelo]. Tudo isso está sendo definido agora, nessa fase."

Antes de Saul, o ator viveu o desafio de interpretar outro personagem bíblico, Adão, na novela "Gênesis" (2021), também da Record. Segundo ele, dar vida ao personagem foi uma das coisas mais loucas que fez, porque o mundo inteiro o conhece e tem um julgamento sobre o episódio dele morder o fruto proibido.

"Criar um personagem que as pessoas conhecem, já está no imaginário delas é complicado, mas mesmo assim eu resolvi encarar meu primeiro protagonista na Record."

Porto diz com orgulho que o personagem Adão ficou no ar apenas na primeira semana da novela, mas foi inesquecível para muitas pessoas. "No meio de tantos atores, as gravações de Gênesis envolveram mais de 150 atores, Adão sem dúvida foi um dos mais marcantes por conta da sua história."

CARINHA DE ANJO

Enquanto não estreia em "Reis", o ator pode ser visto na reprise de "Carinha de Anjo" (2016), primeira novela que ele protagonizou na TV. No folhetim, ele interpreta o empresário Gustavo Lários, pai de Dulce Maria (Lorena Queiroz).

O folhetim é um fenômeno de audiência na Netflix e desde a estreia não sai do Top 10 Brasil da plataforma. O SBT, que produziu e exibiu originalmente a novela, também está reprisando a novela todas as noites.

"No final do ano passado, nós tivemos a alegria de saber que a novela iria para o ar novamente. Dessa vez com alegria dobrada porque ela estreou na Netflix também, não somente aqui [no Brasil]. Em Portugal, a novela foi um sucesso tanto naquela época como agora."

Porto afirma que o SBT fez o folhetim para o público infanto-juvenil, mas o produto acabou sendo consumido pelos pais e avós. Diariamente, o ator recebe retorno de pais e avós apaixonados pela história. Alguns deles disseram ao ator que assistiram até 5 vezes a novela que tem mais de 250 capítulos.

"Eu recebo um retorno lindíssimo todos os dias de pessoas apaixonadas pelo nosso trabalho, por aquela história, a relação de pai e filha. Uma história tão doce e singela que tenta passar alguma coisa boa para as pessoas. A gente fica tão feliz."

Ele conta que, sempre que pode, assiste à reprise da novela no SBT, porque é convidado todas as noites pelo público para comentar as cenas no Twitter. "É muito legal essa relação, essa proximidade com o público. As pessoas dão retorno daquilo que gostam de imediato, é uma delícia."

Porto diz que a novela foi muito especial para grande parte do elenco e que mantém a proximidade com alguns atores até hoje, principalmente Lorena Queiroz, 11, que foi sua filha na trama. Para ele, é muito especial estar perto da atriz porque viveram coisas muito fortes na novela, que trouxeram para a vida real.

"A Lorena representa muita coisa para mim, por exemplo, a questão da paternidade. A Lorena despertou em mim um lado paternal muito grande, muito forte. Para mim é um privilégio ver ela crescer."

Em 2018, o ator foi escalado para interpretar o único personagem brasileiro na novela portuguesa "Alma e Coração", no canal SIC. Ele conta que o convite para o folhetim surgiu após visitar a TV durante as férias em Portugal. "Me mudei para lá, fui contratado para ficar nove meses, mas a novela fez mais sucesso do que o esperado e acabei ficando um ano em Portugal."

MODA FINANCIA O TEATRO

Nascido em Governador Valadares (MG), Porto mudou com a família para Salvador na adolescência. Na cidade, conheceu um grupo de teatro amador quando cursava faculdade de ciências da computação. Eles convidaram Porto para participar do grupo e, como era muito tímido, enxergou como uma oportunidade para trabalhar esse lado.

Um casal amigo dos pais de Porto, que tinha uma filha modelo, sugeriu que ele entrasse no mundo da moda. Nas férias da faculdade, ele viajou para São Paulo, entrou em uma agência de modelos e começou a trabalhar. "Eu trabalhei muito bem naquele primeiro ano e isso fez com que eu não voltasse mais para terminar a faculdade", diz rindo.

A carreira de modelo levou Carlos a morar na Itália durante um ano e meio, onde aprendeu outras línguas e teve contato com profissionais do meio da moda. Ele voltou para o Brasil com o propósito de voltar a estudar, mas desta vez artes cênicas. "Eu usava a moda para pagar meus estudos e me bancar em uma cidade longe da minha família."

Depois, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde morou até 2012, para fazer teatro e investir ainda mais na carreira de ator. "Foi quando eu decidi voltar para São Paulo e prestar vestibular na Universidade de São Paulo para a faculdade de arte dramática. Eu tive a enorme felicidade de ser aprovado", diz Porto, que realizou o sonho de se formar em 2020, em plena pandemia.

No mesmo ano, ele realizou outro sonho: o de ser pai. A filha Maria Alice, do casamento com a cantora Liah Soares, nasceu no meio da pandemia, em agosto de 2020. "A pandemia foi caótica, mas poderia ser muito pior se a Liah não tivesse engravidado um pouco antes."

Ele afirma que o isolamento acabou proporcionando uma experiência especial ao acompanhar a gravidez da esposa de perto, ver o nascimento e o crescimento neste primeiro ano da filha. "A experiência do parto dela foi uma das coisas mais lindas que eu vivi. Quando nasceu consegui ficar em casa com ela."