SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 218 mortes por Covid e 15.092 casos da doença, nesta segunda-feira (27). Com isso, o país chegou a 594.702 óbitos e a 21.364.489 pessoas infectadas desde o início da pandemia

Aos domingos, segundas e feriados, os dados da pandemia são menores, por atrasos de notificação nas secretarias de saúde.

A média móvel de casos voltou a crescer e agora é de 18.588, aumento de 23% em relação ao dado de duas semanas atrás. Já a média de mortes é de 524, cerca de 1% a mais do que o visto 14 dias atrás.

Recentemente, os dados da pandemia no Brasil, principalmente o de casos, apresentaram instabilidades. Uma atualização no sistema do Ministério da Saúde levou ao registro de milhares de casos dos últimos meses que não haviam sido contabilizados, além de outros problemas. Na última semana, a média chegou a ficar, novamente, acima de 30 mil casos por dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.