SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Braço direito do secretário Mario Frias na Secretaria Especial de Cultura, André Porciuncula está há mais de um mês invisível na busca do Instagram, rede na qual tem 121 mil seguidores e é bastante ativo.

O perfil do secretário de Fomento não aparece ao digitar seu nome na busca do Instagram. Para encontrá-lo, é preciso escrever seu nome de usuário exato -andreporci. Seguidores seus na rede social afirmam que não veem mais as postagens dele no feed.

Ele afirmou no Twitter no domingo (5) que segue classificado como produtor de fake news e perdendo seguidores. Segundo disse, seu status foi rebaixado ao publicar uma imagem da revista americana Time com o presidente Jair Bolsonaro na capa e o título "personalidade do ano".

A imagem é falsa, dado que tal publicação não existe.

A Folha de S.Paulo entrou em contato com o Instagram pedindo comentários, mas até a publicação desta reportagem a rede social não havia respondido.

Quando ele notou pela primeira vez que havia sumido das buscas, no início de fevereiro, o Instagram afirmou que "a repetida publicação de conteúdo classificado como falso por nossos verificadores de fatos independentes pode tornar todo o conteúdo de uma conta e a conta em si mais difíceis de serem encontrados".