RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Com o planejamento para a próxima temporada em andamento, e uma reformulação no departamento de futebol em curso, o Botafogo vê os jovens da categoria de base como parte integrante de um processo que visa novos ares e resultados positivos em um futuro próximo.

Em situação complicada no Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrenta o Sport nesta sexta-feira (5), e um cenário que aponta um rebaixamento iminente, os recursos para contratações prometem ser ainda mais escassos, fazendo com que os reforços caseiros possam ganhar espaço no elenco.

Na última terça (2), contra o Palmeiras, o time alvinegro utilizou o zagueiro Sousa, o lateral Hugo, os meias Romildo e Cesinha, este último revelado pelo Inter, e os atacantes Matheus Nascimento e Rafael Navarro.

Apesar de o time ter apresentado algumas falhas, o desempenho gerou boas avaliações internamente. Os nomes já faziam parte dos planos e, ao menos neste primeiro momento, a atuação provoca uma confiança a mais na direção de que eles vão poder ajudar em breve.

Por outro lado, a cúpula adota cautela e indica que os jovens não podem ser apontados como salvação, salientando que toda essa transição tem de ser feita obedecendo os passos necessários. O caso de Navarro, autor do gol do Alvinegro na partida, inclusive, é tido como um exemplo.

O atacante teve uma oportunidade anterior no elenco profissional, mas não obteve o desempenho esperado logo de imediato. Retornou à base, "encorpou", e, agora, surge como opção ao setor ofensivo.

A ideia para a próxima temporada é montar um grupo mais equilibrado, que possa, também, aumentar o potencial das promessas do clube. Há uma intenção também de que, nesta reta final do Brasileirão, se possa utilizar a maioria dos jogadores que estão nos planos para 2021.

Vale ressaltar que, atualmente, membros do departamento de futebol têm larga experiência na base do próprio Botafogo. Eduardo Barroca foi técnico e Eduardo Freeland, diretor da pasta, ocupou diversos cargos nas categorias inferiores do clube.

Freeland, até mesmo, chegou sob as credenciais de também poder melhorar a integração de todo o departamento, criando um DNA alvinegro.

BOTAFOGO

Diego Loureiro; Kevin, Kanu, Sousa e Victor Luis; Zé Welison, Romildo e Caio Alexandre; Matheus Nascimento, Cesinha e Rafael Navarro. T.: Eduardo Barroca

SPORT

Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Betinho, Thiago Neves e Ewerthon; Marquinhos e Dalberto. T.: Jair Ventura

Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 20h (de Brasília) desta sexta-feira (5)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Transmissão: SporTV e Premiere