|
  • Bitcoin 148.281
  • Dólar 4,9314
  • Euro 5,2169
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 14/03/2022, 19:42

Biden pode ir à Europa na próxima semana, diz agência

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode ir à Europa nas próximas semanas, segundo fontes do governo americano disseram à agência Reuters.

O deslocamento se daria em um momento em que as ações militares da Rússia na Ucrânia se aproximam de cidades na região da fronteira com a Polônia, que é membro da Otan, a aliança militar do Ocidente.

De acordo com as informações passadas à Reuters, Biden se reuniria com líderes europeus em Bruxelas, no próximo dia 23. Por ora, trata-se apenas de uma possibilidade, mas a viagem poderia ter o peso simbólico de o presidente americano buscar assumir uma posição mais firme diante do conflito.

Nesta segunda-feira (14), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, foi perguntada sobre a possibilidade da ida de Biden à Europa, mas disse que não há decisão final a respeito. Ainda assim, ressaltou que os EUA estão "intimamente envolvidos" com seus parceiros da Otan.

Na semana passada, a vice-presidente americana, Kamala Harris, visitou a Polônia e disse que os "EUA estão preparados para defender cada centímetro do território" da aliança. Na ocasião, acrescentou que seu país "leva a sério que um ataque contra um é um ataque contra todos".

Varsóvia tem firmado seu discurso nos últimos dias, defendendo inclusive uma participação mais ativa da Otan na guerra —o que é visto com preocupação por Washington, que teme uma Terceira Guerra Mundial.