SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quem já viu "O Túmulo dos Vagalumes", "Cafarnaum" ou "O Império do Sol", sabe como o ponto de vista das crianças nos ajuda a entender —e a dramatizar ainda mais— o dissabor da guerra. Em "Belfast", filme que concorre a sete estatuetas no Oscar e foi premiado no Festival de Toronto, o diretor Kenneth Branagh une isso à nostalgia para regressar à cidade de sua infância e retratar o quebra-pau entre católicos e protestantes na atual capital da Irlanda do Norte em 1969.

Em preto e branco, o filme assume a perspectiva do pequeno Buddy, na estreia de Jude Hill, para enxergar o conflito e o impacto no seu entorno familiar. Conhecido por transitar pelas grandes produções de Hollywood com facilidade —caso do recente "Morte no Nilo"—, este trabalho entra para o currículo de Branagh como uma de suas investidas mais pessoais.

Falando em produções estrelares, os Estados Unidos só trazem mais uma nesta semana: "Agente das Sombras" —de resto, os filmes do país seguem abocanhando a maior parte das salas com "Batman". Aqui, Liam Neeson vive um velho brucutu que, enquanto faz o trabalho sujo para o governo, descobre uma operação secreta e sanguinária que ele quer impedir antes de se aposentar e ser um vovô comum.

De resto, há novos filmes internacionais em cartaz. A começar pelo novo trabalho do cultuado diretor alemão Dominik Graf, talvez em seu trabalho mais ousado, levando a Berlim de 1931 às telonas com "Fabian - O Mundo Está Acabando". O longa é baseado em um romance e acompanha a jornada de um rapaz que trabalha em publicidade para cigarros e tem uma nova vida ao se apaixonar por uma atriz.

Já "Sword Art Online Progressive – Ária de uma Noite sem Estrelas" representa o crescente mercado do cinema de animação japonês nas salas nacionais, com um filão da cultura pop que conquista brasileiros. O filme é para os otakus gamers e fãs da franquia que rendeu livros e séries.

Falando em outros mundos, "Visões do Império" é um documentário português que explora o imaginário colonial a partir de fotografias pessoais da diretora e registros dos colonizadores desde o século 19 até a Revolução dos Cravos, em 1974.

Por fim, "Esse Fim de Semana", coprodução de Brasil e Argentina, traz a história de uma mãe que retorna à sua cidade para assinar uma autorização para a filha sair do Paraguai com o pai, mas esse retorno toma rumos inesperados.

Se for ao cinema, lembre-se de usar máscara. A exigência do uso do equipamento deixou de existir em espaços abertos, mas segue normal nos cinemas.

Veja abaixo as estreias da semana.

*

AGENTE DAS SOMBRAS

Se em "Busca Implacável" Liam Neeson era um brucutu pai, aqui ele é um marrento vovô que faz um trabalho sujo para o governo americano. O personagem descobre uma operação secreta que está matando cidadãos por motivos desconhecidos. Para chegar ao cerne da situação e reverter os estragos contra o próprio FBI, ele se alia a uma jornalista, enquanto tenta proteger a sua família.

EUA, 2022. Direção: Mark Williams. Com: Liam Neeson, Aidan Quinn e Taylor John Smith. 14 anos

BELFAST

Vira e mexe a perspectiva das crianças nos ajuda a lembrar, no mundo muitas vezes racional além da conta criado pelos adultos, os absurdos da guerra. Pois é isso que Kenneth Branagh faz aqui, com o pequeno Buddy, um garoto de nove anos de uma família protestante, que testemunha o quebra-pau entre aqueles que participam da sua doutrina cristã e os católicos na capital da Irlanda do Norte, enquanto vê os impactos disso no seu círculo familiar.

Reino Unido, 2021. Direção: Kenneth Branagh. Com: Jamie Dornan, Caitríona Balfe, Judie Dench. 14 anos

ESSE FIM DE SEMANA

Esta coprodução de Brasil e Argentina mostra uma mãe que volta para o bairro de onde partiu há anos para, oficialmente, assinar um documento que permite que a filha saia do país com o pai. Sorrateiramente, porém, ela quer recuperar algo que lhe pertence, e o reencontro com a menina toma rumos inesperados.

Brasil/Argentina, 2021. Direção: Mara Pescio. Com: Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco. 12 anos

FABIAN - O MUNDO ESTÁ ACABANDO

Baseado em um romance do alemão Erich Kästner, o filme faz um retrato da República de Weimar na Berlim de 1931, às vésperas da ascensão nazista. O novo trabalho de Dominik Graf, com especial apreço por admiradores do cinema alemão, mostra as noites e as paixões de Jakob Fabian, o protagonista que, de dia, trabalha na publicidade de cigarros. O encontro com a atriz Cornelia vai alterar sua visão de mundo e ampliar seu horizonte de amor —ainda que com a incômoda presença de seu chefe.

Alemanha, 2021. Direção: Dominik Graf. Com: Albrecht Schuch, Saskia Rosendahl e Tom Schilling. 16 anos

SWORD ART ONLINE PROGRESSIVE – ÁRIA DE UMA NOITE SEM ESTRELAS

No universo da famosa franquia japonesa, adolescentes são transportados para um jogo de realidade virtual num mundo de fantasia, muitas batalhas e monstros. Mas, mais do que diversão, muitos estão realmente perdendo a vida quando são derrotados durante a brincadeira. O filme se debruça sobre a iniciação de Asuna nesse mundo e sua relação com Kirito.

Japão, 2021. Direção: Ayoko Kôno. Com: Yoshitsugu Matsuoka, Haruka Tomatsu. 12 anos

VISÕES DO IMPÉRIO

A diretora portuguesa Joana Pontes relaciona uma série de fotos de sua infância em Angola com uma viagem ao passado colonial que remete a fotografias do império português do final do século 19 até a Revolução dos Cravos, em 1974, refletindo as ilusões criadas por esses registros.

Portugal, 2021. Direção: Joana Pontes. 12 anos