SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A rede de televisão e notícias britânica BBC, uma das maiores do mundo, decidiu suspender temporariamente sua atuação em solo russo.

A medida foi tomada após a aprovação de uma lei que agora prevê até 15 anos de prisão para quem divulgar informações supostamente falsas sobre as Forças Armadas do país.

A preocupação é que a norma seja usada para punir jornalistas que divulguem informações que o Kremlin não deseja ver publicadas.

"A segurança de nossos profissionais é primordial e nós não estamos dispostos a expor eles ao risco de acusações criminais simplesmente por fazerem seu trabalho", afirmou Tim Davie, diretor geral da rede de televisão.

A prisão por divulgação de "notícias falsas" foi aprovada na Câmara da Rússia nesta sexta (4) e ainda precisa da sanção do presidente Vladimir Putin para ser efetivada.

Além disso, a agência reguladora de comunicações do país determinou que o acesso a sites de imprensa estrangeiros seja limitado devido ao que chama de cobertura parcial da guerra na Ucrânia -que, para o órgão, se chama "operação militar especial".

A medida impacta não só a BBC, mas veículos como a Deutsche Welle alemã.